top of page

Você sabe a diferença entre RGB e CMYK?

A princípio uma questão muito simples que pode te poupar um bom dinheiro evitando reimpressões de materiais promocionais com cores fora do padrão.


Simplificando toda a explicação, posso simplesmente dizer que RGB é um padrão de cores utilizado por monitores e aparelhos eletrônicos e o CMYK é um padrão de cores usado em impressões gráficas. Eles são diferentes entre si por conta de algumas limitações que ambos possuem na hora da transmissão das cores.


Isso explica o porquê de muitas vezes você estar vendo um verde bem vivo na tela do seu monitor e quando envia para a impressão aquele mesmo verde está opaco e mais escuro (veja o exemplo abaixo).


Você sabe a diferença entre RGB e CMYK?
Diferença entre RGB e CMYK em materiais impressos.

Como funciona a visão

Para podermos enxergar qualquer coisa é preciso que tenhamos uma fonte de luz. Essa pode ser o sol, uma lâmpada, uma vela ou qualquer outra coisa capaz de emitir luz.

Um exemplo disso seria quando somos jogados em um quarto totalmente escuro. Obviamente não conseguimos enxergar nada, isso ocorre por conta da ausência de uma fonte de luz. Porém, quando ligamos a lanterna do celular conseguimos ver tudo o que ela está iluminando, e este torna-se a nossa fonte de luz.

A fonte de luz é capaz de interferir em como vemos as cores, ou seja, se ligarmos uma luz neutra (branca) poderemos ver as cores com maior fidelidade. Porém se ligarmos uma luz verde ou vermelha as paredes que deveriam ser brancas vão estar de acordo com cor da fonte da luz.

Padrão RGB

Agora que você entendeu melhor como funciona a visão humana, vou explicar como este padrão de cor trabalha.

Quando falamos de aparelhos eletrônicos, temos que ter em mente que geralmente estes aparelhos são capazes de emitir luz. Sendo assim eles são sua própria fonte de iluminação podendo então manipular a emissão dessa luz da maneira que precisarem. Porém você consegue imaginar a quantidade de cores que existem e suas tonalidades? Eu diria que praticamente infinitas. Então imagine que loucura um monitor ter infinitas micro lâmpadas dentro de sua tela. Uma para cada cor que existe... Impossível certo?

É ai que entra a Teoria Tricromática. Resumidamente esta teoria diz que a partir de 3 fontes de luz matrizes e em combinação pode-se criar mais de 16 milhões de cores diferentes. Ou seja, os monitores não precisariam de 16 milhões de micro lâmpadas, apenas de uma lâmpada capaz de emitir estas 3 cores matrizes.

E essas cores são Vermelho, Verde e Azul (Red, Blue, Green) - RGB!


Você sabe a diferença entre RGB e CMYK?
Escala RGB

Dentre os padrões RGB ainda existem diferenças de cores. Alguns monitores, por possuírem sistemas de iluminações melhores ou algum outro fator de desempenho mais tecnológico, conseguem entregar cores diferentes e mais vivas. Por isso que, muitas vezes, a cor que você vê em seu celular é diferente da cor que você vê em seu monitor.

Padrão CMYK

Sabendo que o RGB funciona para objetos que são suas próprias fontes de luz, pois é possível manipular quais cores serão vistas por meio das 3 cores primarias e da intensidade de luz, fica a dúvida de como faríamos essa manipulação em objetos que não tem esta fonte de luz própria.


Essas cores são transmitidas para nossos olhos a partir de fontes de luz externas, que batem e iluminam o local, tornando nossa visão capaz de ver as cores.


Agora pense comigo, você precisa fazer um panfleto com o fundo preto, mas preto é a ausência total de luz, certo? Ou você precisa fazer um material azul escuro, mas não consegue manipular a luz do sol exatamente no local onde o azul deve ser escuro. Você não tem controle sobre a fonte de luz.

A resposta está na mistura das cores outra vez.

Antigamente, os pintores faziam suas tintas a partir de outros objetos que já tinham determinada cor em sua naturalidade. Um exemplo, para fazer a cor azul era necessário triturar um minério chamado Lapis Lazuli a fim de obter suas cores características.


Agora imagine fazer isso para cada cor que existe no mundo e ter todas essas cores dentro da sua impressora. Impossível certo?

A partir disso, foi criado o sistema CMYK que, assim como o RGB, a partir da mistura de cores é possível se obter diversas outras.

E as cores são Ciano, Magenta, Amarelo e Preto ( Cyan, Magenta, Yellow, Black) - CMYK (Não vou me estender na explicação do porquê o Black ser representada pelo K. Caso tenham esta dúvida, explicarei nos comentários).



Você sabe a diferença entre RGB e CMYK?
Escala CMYK

Por isso que você consegue imprimir muitas cores com sua impressora utilizando apenas 4 tintas primárias. O que também tornou viável comercialmente o sistema de impressão.

Porém, este sistema tem algumas limitações, por não podermos controlar a intensidade da exposição de luz que cada tinta terá, a gama de cores possíveis de se atingir é muito menor do que o RGB. Por conta disso, as cores que você enxerga em um monitor geralmente são diferentes do que é visto quando impresso.


Qual o melhor Padrão de Cores?


Agora que está esclarecida a diferença entre os dois padrões de cores fica a pergunta. Qual deles é o melhor? E a resposta é simples... ambos tem funções diferentes, portanto um não é melhor do que o outro, e os dois são necessários.


Caso você esteja trabalhando em um material que será exposto em monitores ou celulares utilize o padrão RGB. Ele foi feito para isso.


Caso esteja produzindo materiais que irão para um processo gráfico de impressão, utilize o padrão CMYK, para garantir que as cores que você está vendo na tela do computador fiquem o mais parecido com o que será impresso.

Caso tenha ficado alguma dúvida sobre o tema pergunte nos comentários. Ficarei feliz em responder as perguntas.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


001.png
bottom of page